O Fado brilhou no Coliseu na 3ª Grande Gala Rádio SIM

Coliseu dos Recreios - Gala Rádio SIMEste Sábado, dia 8 de Outubro, o Fado brilhou no palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A 3ª Grande Gala da Rádio Sim voltou a ter casa cheia. Depois de esgotar sucessivamente o Teatro Tivoli, conseguiu levar o Coliseu ao rubro,  numa noite de Fado como há muito não se ouvia. Mais de 2500 pessoas aplaudiram de pé o Fado, candidato a Património da Humanidade.

Esta foi uma homenagem ao Fado, às várias gerações de músicos e intérpretes, a poucos dias de se conhecer a decisão da UNESCO de classificar o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A 1ª parte abriu com José Luis Nobre Costa e Pedro Castro, na guitarra portuguesa, Jaime Santos, na viola de fado e Joel Pina, na viola baixo.

João Braga, deu as boas vindas ao público com  “É tão bom cantar o fado”, seguiu-se José da Câmara, com “Canto o Fado” e Maria da Nazaré, com Rosa Caída. António Pinto Basto, cantou “O fado é…” e Margarida Bessa com a sua “Rosa Enjeitada”.

O grande senhor do fado, Vicente da Câmara, encantou o público com “O Rio que nos viu nascer”, e a jovem Joana Amendoeira trouxe o Fado nos sentidos. O tema d’ “A Saudade” foi interpretado por Hélder Moutinho. Ada de Castro e Maria Amélia Proença fecharam a primeira parte da Grande Gala com “Sou latina” e “Não chames pela Saudade”.

A 2ª Parte, teve início já com uma plateia completamente rendida à expressão máxima da música portuguesa, com Celeste Rodrigues e o fado “Primavera”. Quando o “Cavalo Russo” de Nuno da Câmara Pereira entrou em palco, a plateia cantou em coro com o fadista.

A noite continuou com Maria Armanda e “Os loucos”, e “Fama de Alfama(Bairro Afamado) interpretado magistralmente por Ricardo Ribeiro. Depois Maria da Fé interpretou “Divino Fado” e Camané cantou “Súplica”.

A noite aproximava-se do fim e Ana Sofia Varela cantou o fado “Com que voz…” e passou o testemunho desta maratona a Rodrigo que terminou a noite com “É tão bom ser pequenino”.

Para Dina Isabel, cumpriu-se a promessa “Este foi um espectáculo de arrepiar. De certeza que há muito não se vivia uma noite assim, numa sala de espectáculos em Lisboa. Esta noite vai ficar na história da Rádio Sim e na memória dos locutores e ouvintes! A seguir vem o mais difícil: Conseguir fazer igual ou melhor no próximo ano”.

O público presente veio dos quatro cantos do país para provar que o fado pode ter nascido nos bairros típicos da capital, mas é de todos os portugueses. Segundo dados do estudo Netscope a Gala da Rádio SIM fez duplicar o número de visitas e quase triplicar o número de Pageviews ao seu site durante a transmissão em directo do evento.

A Rádio Sim promete continuar a dar voz ao fado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: