Sinfonietta de Lisboa acompanha José Carreras – Ailyn Pérez e Carminho actuam com o tenor

No próximo Sábado, 16 de Junho, o Pavilhão Atlântico, recebe às 21h30, José Carreras, para um concerto exclusivo de comemoração dos 75 anos da Rádio Renascença.

O tenor será acompanhado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, uma escolha do próprio José Carreras e que reflecte a qualidade dos músicos portugueses. Para o seu responsável, o Maestro Vasco Pearce de Azevedo “A Sinfonietta de Lisboa tem colaborado, quer em espectáculos ao vivo, quer em gravações, com reconhecidos artistas nacionais e internacionais e é para nós uma honra podermos acompanhar o tenor José Carreras neste espectáculo.” Em palco estarão 64 instrumentistas – cordas, sopros e percussão – que interpretarão alguns dos temas mais conhecidos do repertório operático, da zarzuela e do teatro musical, sob direcção do Maestro David Giménez.

O concerto de José Carreras conta também com a presença da Soprano Ailyn Pérez, reconhecida como uma artista cuja presença em palco cativa e deslumbra audiências inteiras.

De recordar que em palco também estará a fadista portuguesa Carminho, convidada especial de José Carreras, que cantará numa noite que se espera inesquecível.

Os principais lugares do Pavilhão Atlântico já se encontram esgotados, estando previsto que a noite tenha a sala principal do Pavilhão Atlântico praticamente esgotada.

Sobre:

Orquestra Sinfonietta de Lisboa – Fundada em 1995, a tem como base 29 instrumentistas de corda, podendo integrar sopros ou outros instrumentos de acordo com as exigências dos programas a executar. A sua direcção está a cargo de Vasco Pearce de Azevedo (Maestro Titular) e António Lourenço (Maestro Adjunto). A Sinfonietta de Lisboa realizou já numerosos concertos, tendo-se apresentado em Lisboa, no Centro Cultural de Belém e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; no Porto, no Teatro Rivoli; e ainda em vários concelhos do país. Nestes concertos tem interpretado obras de diversos compositores desde o período barroco até ao séc. XX. Um dos objectivos principais da Sinfonietta de Lisboa, enquanto membro da Associação Musical Ricercare, é o da divulgação de música do Século XX, em particular de compositores portugueses contemporâneos. É nesse contexto que se inserem as várias estreias absolutas que têm vindo a ser realizadas de obras encomendadas a compositores como Eurico Carrapatoso, Bernardo Sassetti, Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Vasco Pearce de Azevedo, Carlos Caires, Pedro Faria Gomes e Ivan Moody. São ainda de realçar algumas primeiras audições em Portugal efectuadas pela Sinfonietta de Lisboa de obras de compositores do Século XX tais como, Alexandre Delgado, Eugénio Rodrigues e Luís Tinoco. Desde 2003, a Sinfonietta de Lisboa tem colaborado, quer em espectáculos ao vivo, quer em gravações de DVDs e CDs, com artistas nacionais e internacionais tais como Caetano Veloso, Jaques Morelembaum, Carlos do Carmo, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Marisa, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Carlos Martins e Ronda dos Quatro Caminhos.

Ailyn Pérez – É a jovem Soprano que irá actuar no Concerto José Carreras e interpretará algumas das áreas que mais têm contribuído para o sucesso da sua carreira, como “Je veux vivre”, da ópera Romeo et Juliette ou “Quando men vo” da ópera La Boheme. A sua voz e a presença que demonstra nas suas performances fazem de Ailyn Pérez uma das artistas mais cativantes e emocionantes de momento em palco. Ailyn Pérez é formada pela Academia de Artes Vocais de Filadélfia, tendo estudado com Virginia Zeani e pela Universidade de Indiana, onde estudou com Martina Arroyo. Já com inúmeros prémios e distinções, tem trabalhado actualmente com Bill Shuman e tem-se dedicado mais intensamente a alguns papéis principais que se destacam na sua carreira, nomeadamente, Marguerite em Fausto, Julieta, em Romeu et Julietta, Violetta em La Traviata e Mimi, em La Boheme. Nestes papeís Ailyn Pérez considera que a sua voz “gosta de dançar”. Esta temporada Ailyn Pérez já interpretou Gilda de Rigoletto no Royal Opera House e regressou a Covent Garden para cantar Violetta na La Traviata.

Carminho – Estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu de Lisboa. Depois de concluir a licenciatura em Marketing e Publicidade, e no regresso de uma viagem de um ano à volta do mundo, descobriu que a sua verdadeira vocação estava no fado. Voltou às casas de fado e, desde então, já actuou na Casa da Música, nos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, na Expo Saragoça, na recriação de Amália à L’Olympia, e participou no disco Fado – Ontem, Hoje e Sempre, no filme Fados, de Carlos Saura, e em concertos na Argentina, Suíça e Malta. Em 2005 recebeu o Prémio Revelação Feminina da Fundação Amália Rodrigues. Fado é o seu primeiro disco (2009), a que se seguiu Alma (2012). Entre eles, participou na música de Pablo Alborán Perdóname, que rapidamente se tornou um êxito em Portugal e Espanha.

David Gimenéz  – Nasceu em Barcelona, onde estudou piano e composição no Conservatori del Liceu. Especializou-se em regência em Viena e na Royal Academy of Music, em Londres, com Colin Davis. Iniciou a carreira com a Orquestra de Hannover em 1994, e já se apresentou a dirigir as mais proeminentes orquestras e solistas no Royal Albert Hall, Berlin Philharmonie, Salle Pleyel, Vienna Konzerthaus, Tokyo’s Suntory Hall, e no Carnegie Hall e Avery Fisher Hall, em Nova Iorque. Dirigiu mais de 200 orquestras, incluindo a Filarmónica de Viena, a Sinfónica de Londres, a Orquestra de Paris, a Sinfónica de Chicago e a Sinfónica de Tóquio. Apresentou-se com solistas de renome como Yo Yo Ma e é actualmente o Maestro Convidado Principal da Orquestra Filarmónica de Bucareste e Maestro Emérito da Orquestra Sinfónica de Vallès, em Barcelona.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: