Renascença acompanha exéquias de D. José Policarpo

Renascenca_logoProgramação especial

Uma vasta equipa da Renascença estará no terreno para acompanhar as exéquias de D. José Policarpo, que se realizam amanhã, dia 14 de Março, na Sé de Lisboa, a partir das 16h00.

A Renascença abre uma emissão especial  às 15h00 conduzida por Óscar Daniel. Em estúdio estará Cristina Sá Carvalho e serão transmitidas reportagens e testemunhos relativos a momentos marcantes da vida de D. José Policarpo.

As celebrações exequiais serão presididas por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.

A emissão especial da Renascença será prolongada até às 19h00.

A Renascença emitiu hoje a seguinte Nota de Abertura:

“Não é fácil escrever uma Nota de Abertura sobre D. José Policarpo: um homem grande do seu e do nosso tempo, que durante mais de trinta anos influenciou a Igreja portuguesa e conduziu a Diocese de Lisboa.

Lúcido como poucos, tinha a simplicidade dos grandes; e com ela tocava o coração de cada um: com uma palavra, um gesto ou com as histórias que tanto gostava de contar, salpicadas por um característico sentido de humor.

Bispo-Auxiliar de Lisboa desde 1978 e Patriarca vinte anos mais tarde, D. José Policarpo deixa um legado e uma marca profunda na Igreja e na sociedade, para cuja consolidação democrática tanto contribuiu.

Ao longo da sua vida, soube ler e perceber os sinais dos tempos; e muitas vezes esteve à frente do seu tempo.

Defensor da separação entre a Igreja e o Estado, promoveu activamente uma Igreja independente, mas interventiva; próxima dos homens, mas liberta de interesses; socialmente comprometida, mas sempre à luz da sua Doutrina Social.

Amigo da Renascença, correspondeu a muitos desafios que a emissora católica lhe colocou. O Patriarca Emérito de Lisboa gostava de dizer aos profissionais da Renascença que a estes microfones todos somos mais do que nós próprios.

O mesmo dizemos hoje a seu respeito: em toda a sua vida, D. José Policarpo foi sempre maior do que ele próprio e ensinou-nos, por isso, a sermos melhores.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: