Papa Francisco em exclusivo na Renascença em dia de estreia de novo site: “O Grande desafio da Europa é voltar a ser a Mãe”

Entrevista Papa Francisco 3

Na entrevista exclusiva à Renascença, o Papa Francisco aborda os principais temas da actualidade. Francisco pronuncia-se sobre o drama dos refugiados, a crise e o lugar da Europa, a corrupção e sobre a economia.

Na entrevista, a Aura Miguel, o Papa aborda ainda os temas que vão estar em discussão no Sínodo da Família, de Outubro e sublinha a necessidade de a Igreja sair de si mesma.

Sobre a crise na Europa, diz o Santo Padre que a crise vai ser ultrapassada e que tem esperança nos jovens políticos e na capacidade da Europa se reconverter. O Papa Francisco identifica o problema da corrupção, não só na Europa, mas no mundo inteiro, como um indicador do “baixo nível moral”, mas aponta a nova geração de políticos como agentes da mudança. “Eu tenho confiança nos políticos jovens. Os políticos jovens tocam outra música.”

Mostrando-se preocupado com o problema da natalidade, causado, na sua opinião, pela primazia da “cultura do bem-estar”, o Papa Francisco acredita que “o grande desafio da Europa é voltar a ser a Mãe Europa”.

Sobre os refugiados, o Papa Francisco acredita que a crise atual é “apenas a ponta do icebergue”. Diz o líder da Igreja Católica: “debaixo dele, está a verdadeira causa; e a causa é um sistema socioeconómico mau e injusto, uma sociedade e uma classe política que não põem o ser humano no centro”.

Na entrevista a Aura Miguel, o Papa Francisco falou ainda do lugar da Igreja e diz que “uma Igreja que não sai mantém Jesus preso, aprisionado”. Receia que a Igreja se feche em si e não seja missionária. Diz mesmo que “entre uma Igreja doente e uma Igreja acidentada” prefere a “acidentada”.

Sobre o sínodo da família, marcado para Outubro, o Papa sublinha que “as pessoas que vivem uma segunda união não estão excomungadas e têm de ser integradas na vida da Igreja”.

No final, o Papa Francisco reitera a intenção de visitar Portugal em 2017, no centenário das aparições de Fátima.

A entrevista pode ser ouvida e lida na íntegra (também com uma versão em Inglês) no novíssimo site da Renascença.

O novo site que congrega vídeo, texto e áudio, pretende ser uma plataforma da Renascença que simplifica o acesso a todos os conteúdos, para todos os utilizadores, em todos os momentos, em todos os locais e em todos os equipamentos.

Imagens para descarregar: http://we.tl/qKMLI0XKdz

Créditos: L’Osservatore Romano

 

 

 

 

 

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: