Reportagem da Renascença sobre refugiados recebe prémio internacional

premio RR Migration Media Award

A reportagem da RenascençaEncalhados no Quintal da Europa” recebeu ontem, em  La Valetta, o prémio europeu “Migration Media Award“, na sua primeira edição, na categoria rádio.

O prémio tem como objetivo premiar a “excelência jornalística” em reportagens sobre as migrações no Mediterrâneo e é uma iniciativa do Centro Internacional para as Políticas de Desenvolvimento das Migrações (ICMPD, na sigla original), com apoio da presidência de Malta da União Europeia.

O trabalho da Renascença é assinado pela jornalista Catarina Santos, enviada à Grécia em 2016 para reportar a situação de migrantes e refugiados retidos na ilha de Lesbos e em Antenas, depois da entrada em vigor do acordo da União Europeia com a Turquia, que determinava a deportação de migrantes. Conta ainda com o trabalho gráfico e de pós-produção de Rodrigo Machado, coordenação de Maria João Cunha e Pedro Rios, desenvolvimento de Tânia Barreira e produção web de Luís Alves.

Este prémio permite o desenvolvimento da história contada no primeiro trabalho, financiando uma nova reportagem sobre o tema.

“Este tipo de reportagem tem grande valor para a causa do jornalismo de interesse público. Derrama uma luz poderosa sobre os desafios humanitários e políticos da recente ‘crise migratória’. Os autores levantam questões que não podem ser ignoradas e desafiam aqueles que se apresentam com respostas fáceis”, diz Adan White, membro do júri e da Ethical Journalism Network.

O juri internacional, composto por jornalistas séniores, elegeu a reportagem da Renascença entre 120 candidaturas internacionais, a par de outros dezasseis trabalhos, em quatro categorias, publicados em países como o Egipto, Itália, Argélia, Reino Unido, França, Marrocos ou Alemanha. A lista de trabalhos distinguidos pode ser consultada aqui.

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: